É difícil encontrar uma única organização que não esteja tentando adaptar e desenvolver sua infraestrutura de TI para lidar com uma ampla variedade de desafios como previsibilidade de custos, escalabilidade e gerenciamento eficiente.

É por isso que a infraestrutura Hiperconvergente está rapidamente ganhando aceitação em projetos de implantação de aplicativos e na ampliação de cargas de trabalho em empresas que investem atualmente no crescimento e na Transformação Digital.

Além de oferecer benefícios de computação, armazenamento e rede altamente acoplados em um único pacote aplicado a uma infraestrutura de data center, a arquitetura hiperconvergente (HCI) vai ainda mais longe, quando permite ampliar vantagens como escalabilidade e redução de custos ao utilizar os computadores da empresa como estrutura de suporte com uso do VDI (Infraestrutura de Desktop Virtual).

A Hiperconvergência ajuda a resolver desafios da infraestrutura tradicional

O aumento da utilização de uma arquitetura hiperconvergente geralmente cria pressão na infraestrutura tradicional devido a vários desafios que passam a ser resolvidos.

Escalabilidade

A escalabilidade, por exemplo, se torna um requisito fundamental para o uso de VDI e onde os dispositivos de infraestrutura hiperconvergente (HCIA) podem ajudar a enfrentar os desafios.

No projeto de infraestrutura tradicional, os números de unidade lógica e os volumes de armazenamento precisam ser mapeados para as VMs. Manter esse alinhamento ao longo do tempo em meio a mudanças típicas nos requisitos de armazenamento é uma tarefa exigente e complexa.

Armazenamento

Outro desafio é o provisionamento excessivo de armazenamento. As empresas geralmente precisam comprar e implantar armazenamento suficiente para atender suas necessidades no período de pelo menos 12 a 18 meses. Essa é uma tarefa difícil e muitas vezes cara, e adicionar mais armazenamento a uma SAN tradicional não é uma solução ideal.

Com os computadores alinhados à HCI, no entanto, as organizações podem apenas adicionar um ou mais nós de infraestrutura sem passar por períodos de inatividade desnecessários e prejudiciais. Isso permite, por exemplo, que as organizações dimensionem com facilidade em pequenos incrementos, conforme necessário, e conforme as condições e orçamentos permitirem.

Previsibilidade de custos

A previsibilidade de custos é outro requisito importante nas soluções Hiperconvergentes para computação. Embora a adição de VMs economize despesas de capital em comparação com a adição de máquinas físicas, o número crescente de desktops virtuais pode acarretar custos adicionais no gerenciamento, na implantação, integração e treinamento do usuário.

Usando dispositivos de infraestrutura hiperconvergente para uma implantação mais rápida, as organizações economizam tempo com a equipe de TI e evitam a inatividade porque os HCIAs podem ser adicionados sem interromper as operações.

Além disso, o uso de uma plataforma de gerenciamento centralizada ajuda a reduzir os custos operacionais de OPEX, o que se torna essencial para um tempo de retorno reduzido.

Facilidade de implantação e gerenciamento

Facilidade de implantação e gerenciamento também são requisitos vitais para um HCIA otimizado para cargas de trabalho de VDI. À medida que os desktops virtuais proliferam, os administradores de TI passam a ter uma visão em tempo real de todos os aspectos da atividade e do comportamento da infraestrutura.

Outro aspecto importante para o gerenciamento é monitorar, avaliar e, se necessário, corrigir a integridade da infraestrutura. Essa visibilidade deve ser ativada por meio de uma plataforma de gerenciamento unificada para esses e outros recursos, incluindo alterações nas configurações do servidor de linha de base, descoberta, inventário e monitoramento de componentes de hardware e desempenho em nível de serviço.

Otimize o uso de computadores da empresa

Uma clara vantagem do uso de Infraestrutura de Desktop Virtual é que os usuários podem se conectar a uma sessão de VDI executando uma área de trabalho completa do Windows e aplicativos como o Microsoft Office, além de outros sistemas operacionais do mercado.

A infraestrutura de desktop virtual é uma abordagem de virtualização na qual um sistema operacional de desktop é executado e gerenciado em um data center. 

A imagem da área de trabalho é fornecida por meio de uma rede para um dispositivo de terminal, que permite ao usuário interagir com o sistema operacional e seus aplicativos como se estivessem sendo executados localmente. O endpoint pode ser um PC tradicional, Thin Client ou até mesmo um dispositivo móvel.

Como a computação real ocorre no endpoint, os departamentos de TI podem estender a vida útil de PCs. E quando chega a hora de comprar novos dispositivos, as organizações podem comprar máquinas mais acessíveis.

Além disso, como todos os dados residem no data center, não no endpoint, há benefícios de segurança significativos com o uso do VDI. Um ladrão que rouba um laptop que usa VDI não pode retirar nenhum dado da máquina, porque não há dados nela.

A infraestrutura também aborda os desafios de VDI de outras maneiras. Os clientes podem começar com um programa piloto que suporte um número relativamente pequeno de usuários, mas podem aumentar drasticamente para suportar muito mais usuários.

Isso não apenas suporta uma escalabilidade mais fácil do que com outros designs de infraestrutura, mas facilita o gerenciamento de VMs em um ambiente de usuário dinâmico.

A G3 Solutions fornece soluções integradas Tecnologia da Informação, consultoria e serviços nas mais diversas linhas de projeto com alta complexidade. Temos uma equipe altamente qualificada e parcerias estratégicas com os melhores fabricantes de tecnologia e estamos sempre na busca da excelência nos nossos serviços, focando sempre na produtividade e eficiência dos nosso clientes.

Para saber como a G3 Solutions pode ajudar sua empresa aumentar a eficiência de seus resultados, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Nosso portfólio vasto e atuação consolidada nos mercados público e privado, nos permite enxergar de forma analítica, as melhores soluções e alinhá-las a estratégia de negócio dos clientes.

WhatsApp chat