Tradicionalmente, a transformação da área de trabalho se referia ao processo de atualização ou migração de usuários para um novo sistema operacional ou um novo computador.

Mais recentemente, o impacto da Transformação Digital também resultou na renovação do uso do desktop, passando a se referir a uma mudança de mentalidade de um modelo centrado em um único equipamento para um dispositivo que gira em torno da flexibilidade dos espaços de trabalho digitais, impulsionados pelo aumento da demanda por mobilidade na força de trabalho.

Um espaço de trabalho digital, hoje, reúne todos os recursos de um usuário: sistema operacional, arquivos, aplicativos e muito mais, tudo em um só lugar, mas disponível em múltiplos lugares.

Ele é altamente conectado e disponível, podendo oferecer, inclusive, um console baseado em nuvem que permite aos profissionais de TI gerenciar todos esses recursos sob o mesmo teto.

Na Transformação Digital, mobilidade e a flexibilidade fazem parte de um novo desktop

A nova Economia Digital e os impactos gerados pela Transformação Digital nos levam a uma nova realidade para o nosso ambiente de negócios: à medida que os espaços de trabalho tendem para a mobilidade e a flexibilidade do dispositivo, os departamentos de TI devem evoluir para atender às necessidades dos usuários.

De fato, a transformação moderna da área de trabalho faz com que os departamentos de TI separem dados e aplicativos do usuário do sistema operacional e do dispositivo.

Nessa nova realidade, os usuários desejam acessar os componentes da área de trabalho onde e quando precisarem, trabalhando em um smartphone, em um aeroporto, a milhares de quilômetros de distância ou conectando-se a um desktop virtual em sua casa.

Desta forma, as abordagens tradicionais para gerenciar, fornecer e proteger dados e aplicativos passam pela transformação da área de trabalho do desktop à medida que mudam de um sistema operacional para outro. E isso acontece porque não são mais adequadas para atender às demandas da força de trabalho móvel de hoje.

Os departamentos de TI devem apresentar novas abordagens para oferecer suporte a seus usuários e mantê-los produtivos, em vez de se prender em uma única plataforma.

Nesse sentido, a transformação do desktop não se trata de migrar usuários de determinada versão do sistema operacional para outra ou de um PC para outro. Trata-se de mudar os usuários de um paradigma rígido, que não está conseguindo acompanhar o mundo móvel de hoje, para um modelo mais flexível que fornece aplicativos e dados para os usuários que precisam deles onde e como trabalham.

E como lidar com essa mudança?

A mudança para os espaços de trabalho digitais exige também uma transformação fundamental no pensamento dos usuários. A transição para um novo tipo de desktop nunca é fácil, e o espaço de trabalho digital ainda é um conceito emergente.

Muitas organizações já entendem o valor de abraçar completamente as últimas tendências em transformação de desktops e adotar novas áreas de trabalho.

Algumas organizações, por exemplo, consideram apenas uma questão de tempo antes de chegarem lá. As que se prendem à antiga visão centrada em desktops da transformação que está ocorrendo podem ser deixadas para trás em um mercado digital cada vez mais conectado e móvel.

A experiência simplificada do usuário aumenta a produtividade e a satisfação

Um dos impedimentos para tornar a área de trabalho do desktop uma experiência verdadeiramente envolvente para os usuários finais é o problema de uma interface do usuário desarticulada e, em alguns casos, confusa.

Corrigir esse problema deve ser uma prioridade. Sem uma interface de usuário perfeita e atraente, a produtividade sofre e há uma complexidade desnecessária que afeta a adoção e o uso.

O ponto de partida é oferecer suporte a uma área de trabalho amigável e compatível com a experiência esperada pelo usuário.

Aprimorar a experiência dele é ter a mesma interface para todas as opções do sistema operacional. No passado, por exemplo, inconsistências para diferentes sistemas levavam à frustração e custos adicionais de suporte e gerenciamento.

Para se ter uma ideia da importância da experiência do usuário atualmente, um recurso crítico que a aprimora é fornecer uma “pesquisa universal”. Ela consiste basicamente em permitir que o usuário pesquise em diferentes repositórios, incluindo a nuvem, com uma única ferramenta, e é um grande benefício e uma verdadeira economia de tempo.

Estamos em uma fase realmente emocionante da Transformação Digital. Estamos indo além do básico e fornecendo recursos para as próximas gerações de usuários.

Melhorar a experiência empregada na área de trabalho do desktop posicionará os espaços de trabalho digitais, apoiando para novos aplicativos inovadores que permitem às empresas vencer nos mercados altamente competitivos de hoje.

Sobre a G3 Solutions

A G3 Solutions fornece soluções integradas Tecnologia da Informação, consultoria e serviços nas mais diversas linhas de projeto com alta complexidade. Temos uma equipe altamente qualificada e parcerias estratégicas com os melhores fabricantes de tecnologia e estamos sempre na busca da excelência nos nossos serviços, focando sempre na produtividade e eficiência dos nossos clientes.

Para saber como a G3 Solutions pode ajudar sua empresa aumentar a eficiência de seus resultados, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Nosso portfólio vasto e atuação consolidada nos mercados público e privado, nos permite enxergar de forma analítica, as melhores soluções e alinhá-las a estratégia de negócio dos clientes.

WhatsApp chat